Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

257 festivais portugueses já anunciados para 2017… Um novo record

Já foram anunciados 257 festivais de música portugueses para o ano de 2017. Anúncios que passam pela sua data de ocorrência, localização, venda de bilhetes ou a indicação dos primeiros nomes de artistas para preencherem os seus cartazes. Este número já é superior ao nº total de festivais realizados em 2016. Um ano de eleições e melhoria económica trouxe um novo recorde a esta área e na afluência de público (a que muito se deveram os eventos de entrada livre), mas isso não quererá indicar ainda uma área suficientemente maturada, segundo o nosso estudo tipológico dos festivais de música portugueses que será partilhado no último mês de 2017. A grande fatia de festivais concentrou-se, este ano, de 15 de junho a 15 de setembro. O penúltimo de fim-de-semana de agosto contou com a ocorrência de 19 festivais de música a ocorrer pelo país.

_PHM6997 (Cópia).jpg

photo: Paulo Homem de Melo

 

O anúncio da sua ocorrência, novidades ou alinhamento musical vem ao encontro de uma tendência sentida nos últimos anos dos festivais de música se posicionarem com cada vez maior antecedência de forma a que: ganhem destaque pela imprensa; se posicionem em relação aos eventos concorrentes; fidelizem o seu público o mais cedo possível para estes serem também meios de comunicação e levarem os seus pares e redes de amigos; criem um volume de vendas antecipado para maior facilitação negocial com artistas, parceiros e sponsors.

 

Estes anúncios assumiram uma maior proporção: no mês de dezembro (prévio ao ano de festivais), com um record de anúncios de artistas, bilhetes postos à venda e existência de packs especiais, dos festivais de grande dimensão de modo a aproveitar a época de compras de Natal, e nos meses de março e abril.

 

Fonte: Aporfest