Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

37.º Portugal Fashion Celebration… instalação interativa revisita 20 anos de Portugal Fashion

Duas décadas de desfiles e outras ações de promoção da moda nacional estão retratados na instalação “20 Anos Portugal Fashion”, que se encontrará patente na Alfândega do Porto, durante os dias 23 e 24 de outubro. Trata-se de um projeto em que, através de diferentes suportes expositivos, se revisitam os 20 anos do evento de uma forma interativa. A intenção é que a instalação proporcione ao público dos desfiles uma experiência visual e sensorial do Portugal Fashion, relevando assim aspetos cruciais da génese do evento, os momentos mais marcantes da sua história e os grandes protagonistas da sua dinâmica organizativa.

pf2014.jpgA instalação “20 Anos Portugal Fashion” foge a uma lógica expositiva tout court, na medida em que permite ao público interagir com os seus diferentes materiais, estruturas e elementos visuais. Público, esse, que é metaforicamente convidado a subir à passerelle e, por momentos, encarnar um dos manequins rumo ao backstage, onde os desfiles são preparados com grande frenesim. É, aliás, numa simulação do espaço dos bastidores que vai ser exibido o acervo do Portugal Fashion selecionado para a instalação (fotos e vídeos, sobretudo), a partir de oito painéis temáticos e cinco monitores de vídeo. O circuito da instalação é, assim, uma alusão aos dois principais espaços do universo dos desfiles: passerelle e backstage. A passerelle funciona como a antecâmara do núcleo expositivo, permite viver a experiência de um manequim em desfile e representa o momento de celebração dos 20 anos. No backstage vai ser exibido o acervo e o espaço servirá ainda para homenagear o staff técnico (manequins, criadores, cabeleireiros, maquilhadores e outros profissionais) que contribuiu para estes 20 anos de Portugal Fashion, bem como para proporcionar uma viagem simbólica aos bastidores de um grande evento de moda Com a instalação “20 Anos Portugal Fashion”, diz o presidente da ANJE, João Rafael Koehler, “prestamos tributo aos milhares de pessoas que, ao longo destas duas décadas, nos acompanharam nesta aventura. Queremos que os rostos nas imagens que selecionámos sejam, simbolicamente, os rostos de todos os criadores, manequins, cabeleireiros, maquilhadores, técnicos e outros profissionais que foram imprescindíveis ao sucesso de cada edição do evento. Isto sem esquecer os principais destinatários do Portugal Fashion – agentes de compras, industriais, investidores, fashionistas, jornalistas, bloggers fotógrafos, instagramers e tutti quanti que faz girar o mundo da moda –, bem como o público que entusiasticamente assistiu aos desfiles nestes 20 anos”.

Para o responsável pelo projeto, o marketeer Pedro Caride, da empresa Por Vocação, a instalação é “uma visita às raízes do evento e aos seus traços mais identificativos que construíram o seu ADN e uma marca reconhecida nacional e internacionalmente. É também uma homenagem simbólica a todos os que, durante estes 20 anos, se identificaram e contribuíram para o Portugal Fashion, organizadores, staff, os mais diversos técnicos e profissionais mas também ao público que o tem acompanhado. A estes últimos será proporcionada uma experiência... subirem ao palco e por momentos serem os nossos manequins a caminho de um backstage onde tudo acontece e é preparado

 

Fotografia: Paulo Homem de Melo // Arquivo Glam Magazine