Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

37.º Portugal Fashion Celebration… Storytailors

Esta coleção é uma nova história do livro de contos que abrimos com a coleção anterior, sobre a descoberta através da imaginação, sobre a riqueza resultante dos cruzamentos interculturais. O nosso conceito está refletido num diário – o diário de uma princesa em descoberta. Incluídos nesta coleção, estão os dois vestidos comissariados pelo Kennedy Center, exibidos, em março deste ano, em Washington, na exposição Iberian Suite.

Story_Taylors_1276021.jpgDiário de uma princesa em descoberta cruza três histórias da cultura portuguesa: a lenda das “Três mouras encantadas”; a história de “Santa Joana Princesa”, padroeira de Aveiro; e a epopeia de Luís de Camões, “Os Lusíadas”.

Story_Taylors_1276030.jpgStory_Taylors_1276054.jpg

As silhuetas desta coleção estão marcadas pelos elementos ar e água, pela porcelana e a azulejaria, pelo casamento entre arte e ciência, pela eterminação e o vibe resistente, que vencem a tragédia e o fatalismo e que conduzem à descoberta e à conquista.

Story_Taylors_1276065.jpgStory_Taylors_1276074.jpg

dealizar/sentir; delicadeza/força; criar/construir; (auto)descoberta/viagem.

Story_Taylors_1276078.jpgStory_Taylors_1276139.jpg

Brancos e azuis, reflexos molhados, motivos e símbolos delicados, materiais sólidos mas frágeis, corpos rígidos, opacos, mas com camadas de transparência na técnica de construção. Criação e ciência de mãos dadas; arte com alicerces na ciência e vice-versa (ilustram-no Da Vinci, Einstein, Pitágoras e a suas descobertas geométricas). Na forma das peças usamos o número de Ouro e a proporção Áurea tal como surge na natureza; a sua construção e os volumes são influenciados pela espiral de Fibonacci.

Story_Taylors_1276147.jpgSTORYTAILORS

João Branco e Luís Sanchez criam a Storytailors em 2001, após concluírem os estudos em design de moda na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.

Juntam esforços, amadurecem ideias e decidem criar um projeto com um nome-conceito que refletisse internacionalmente a sua forma de ver e trabalhar a moda. A paixão pela história, por histórias, por metáforas e o seu fascínio pela construção do vestuário, a alfaiataria e a moda juntam duas palavras inglesas numa só e é assim que story e tailors se tornam Storytailors. A partir das suas pesquisas e inspirações criam e contam histórias ao futuro de uma forma libertadora, assumindo-as em capítulos a cada coleção. A inguagem metafórica, implícita em cada peça de vestuário, é a sua forma de comunicar.

O seu trabalho mistura história, contemporaneidade e futuro em design intemporal. Cada peça Storytailors sobrevive à estação em que foi criada e pode ser reproduzida em qualquer altura, por encomenda ou em edições especiais. Apresentam as suas coleções nas edições nacionais do Portugal Fashion. Com o apoio do Portugal Fashion, a dupla participou cinco vezes no calendário da Semana de Moda de Paris. Consequentemente, as peças Storytailors têm presença assídua nos editoriais das mais prestigiadas publicações nacionais e internacionais. Em 2006, instalam-se no centro de Lisboa, no Chiado, com loja e atelier na Calçada do Ferragial 8. Em termos de guarda-roupas, salienta-se o trabalho desenvolvido com os artistas musicais The Gift, Amália Hoje, Mísia e Yolanda Soares

 

37.º Portugal Fashion Celebration (Lisboa)

21 Outubro 2015