Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

6ª Mostra de Cinema da América Latina

A Casa da América Latina apresenta a 6ª edição da Mostra de Cinema da América Latina entre os dias 10 e 13 de Dezembro de 2015, no Cinema São Jorge em Lisboa, e pela primeira vez em Loulé, no Cine-Teatro Louletano, entre os dias 28 e 31 de Janeiro de 2016. Esta edição apresentará três filmes indicados para Óscar de Melhor Filme Estrangeiro: “El Clan” (Argentina), “A Que Horas Ela Volta?” (Brasil) e “El Abrazo de la Serpiente” (Colômbia).

untitled.jpgA Mostra de Cinema da América Latina inaugura com uma viagem “a nove idiomas” ao interior da selva amazónica. Tendo como ponto de partida o diário de viagem de um cientista alemão à Amazónia, no início do século XX, “El Abrazo de la Serpiente” fala da busca pela sabedoria e do encontro entre mundos. Galardoado com o Prémio Art Cinema na Quinzena dos Realizadores, em Cannes, o filme do realizador Ciro Guerra representa uma oportunidade de imersão estética, sensorial e etnográfica à verdadeira Amazónia, como poderá testemunhar o actor Jan Bijvoet, que estará em Lisboa para apresentar o filme.

Destaque ainda para “El Clan”, um intenso thriller policial que conta a história verídica do clã Puccio, uma família que nos anos 80 foi responsável pelo sequestro e assassinato de dezenas de pessoas. O filme de Pablo Trapero chega ao nosso país com um prémio atribuído em Veneza (Leão de Prata para Melhor Realizador), tendo sido aplaudido nos festivais de Toronto e San Sebastián.

 

Por fim, o filme brasileiro “A Que Horas ela Volta?”.

Realizado por Anna Muylaert, reflecte as tensões sociais de uma sociedade em transformação, ao mesmo tempo que mostra o seu fascínio pela juventude. Premiado nos festivais de Sundance (Prémio do Júri) e de Berlim (Prémio do Público), estreia-se no Cine-Teatro Louletano, em Loulé, no dia 29 de Janeiro.

Em estreia absoluta em Portugal, estão dois filmes da região do Caribe. Esther en Alguna Parte (Melhor Filme no Festival Internacional de Los Angeles, 2013) mostra o novo cinema cubano na sua melhor forma, enquanto a contagiante comédia De Pez en Cuando traz consigo o charme irresistível da República Dominicana (Melhor Comédia no Festival Internacional de Cinema da Costa Rica 2014).

As mulheres da América Latina também têm um lugar de destaque na Mostra de Cinema da América Latina. Além dos filmes de Sandra Kogut (Campo Grande) e Anna Muylaert (Que Horas ela Volta?), exibe-se “Las Sufragistas”, um documentário irrepreensível sobre a luta das mulheres mexicanas ao direito de voto, realizado por Ana Cruz. Segue-se o chileno “La mujer de barro”, que tem como protagonista a atriz Catalina Saavedra, que já foi distinguida nos Festivais de Sundance e de Turim. Sérgio Castro, o realizador, estará presente em Lisboa para falar do filme