Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

6º Festival de Jazz… Porta-Jazz

A Porta-Jazz apresenta a 6ª edição do Festival que todos os anos realiza nos dias 7 e 8 de Dezembro, concentrando aqui a comunidade de músicos de Jazz do Porto, que partilha este palco com artistas nacionais e internacionais. O 6º Festival Porta-Jazz reúne cerca de 50 artistas em 11 concertos de projetos de música original. Pelo auditório Manoel de Oliveira, auditório Isabel Alves Costa e Café Concerto do Rivoli irão passar desde os novos valores do jazz a músicos já consagrados, num ambiente fervilhante e enérgico, mostrando o que de melhor se faz no jazz português, com especial ênfase no Porto. É nesta montra que poderão assistir a concertos de vários formatos, desde trios intimistas a large ensembles, de jazz vocal a instrumental, com propostas variadas em estilo e do mais elevado nível.

untitled1.jpgA trompetista Susana Santos Silva, o cantor Kiko Pereira, o contrabaixista Demian Cabaud, o guitarrista André Fernandes, os saxofonistas João Guimarães e José Pedro Coelho e o baterista Marcos Cavaleiro são alguns dos nomes nacionais a evidenciar, enquanto que do estrangeiro destacamos: o baixista irlandês residente em Nova Iorque, Simon Jermyn, o pianista suiço residente em Brooklin, Sebastien Ammann, o baixista dinamarquês Anders Christensen e o baterista galego Iago Fernandez. O concerto final será protagonizado pelo CORETO (grupo de 12 jovens músicos, com três discos editados e com o seu trabalho reconhecido pela crítica) que, para este momento em especial, convidou alguns dos mais importantes e consagrados músicos / compositores do panorama Portuense a integrarem o ensemble: Carlos Azevedo, Mário Santos, Nuno Ferreira, Paulo Gomes, Paulo Perfeito e Pedro Guedes.

É ainda de salientar a colaboração com a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto para a animação das jam sessions que irão encerrar a programação de cada dia, reforçando o Festival Porta-Jazz como ponto-de-encontro obrigatório entre as diversas gerações de músicos e o público. Esta é a 6ª edição de um festival que cresce a cada ano, e que devolve à cidade e aos amantes do Jazz um festival anual no espaço que acolheu o icónico Festival de Jazz do Porto durante 15 anos.  Fica o convite para ouvir, ver e viver no pulsar de uma comunidade altamente criativa e que muito tem contribuído para a dinâmica cultural do Porto.

Nos próximos dias vamos apresentar em detalhe as presenças no festival.

 

A Porta-Jazz é uma associação de músicos sediada no Porto, que tem vindo a dinamizar o circuito de concertos e propostas de jazz na cidade desde 2010, tem um projeto editorial – o Carimbo Porta-Jazz – já com 20 discos originais editados, e habita atualmente na Avenida dos Aliados, bem no centro da cidade. É neste espaço, a Sala Porta-Jazz, que decorrem ensaios, oficinas, residências e gravações, onde os projetos tomam forma e são apresentados ao público, todos os Sábados, numa agenda semanal ininterrupta desde 2013.