Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

A música no cinema em destaque no MIMO Festival Amarante

Sem perder de vista o elemento central do festival – a música – o MIMO Festival Amarante pisca a olho a várias outras manifestações artísticas e gosta de olhar a música a partir delas. É o que se passa com o Festival MIMO de Cinema.

Durante a edição deste ano do MIMO Festival Amarante – que acontece de 21 a 23 de Julho - são muitos os filmes que apresentam outros olhares sobre o mundo da música e dos músicos.

DSC_0004 (Cópia)

photo: Paulo Homem de Melo

 

Rejane Zilles, directora do Festival MIMO de Cinema explica a lógica da programação: “Procurei trazer a Amarante um panorama de filmes brasileiros com valor artístico evidente, que tiveram excelente repercussão no Brasil e que ainda não tinham sido lançados no circuito português. Trata-se de uma selecção de obras que oferece ao público a rara oportunidade de as conhecer e, em alguns casos, de apreciar a história dos artistas na tela, fazendo sempre a ponte para a programação musical do MIMO. Como acontece, por exemplo, com o grupo Nação Zumbi no filme ‘Chico Science, Caranguejo Elétrico’; com Jards Macalé, retratado no  documentário ‘Jards’, de Eryk  Rocha, e na curta-metragem ‘Tira os óculos e recolhe o homem’."

 

A curadora, também ela cineasta, acrescenta que, no que diz respeito à oferta nacional, procurou “documentários sobre músicos e grupos com histórias interessantes, pontuados por trajectórias e estilos musicais bem distintos que, em comum, têm o carinho do público português”.

A partir deste “olhar luso-brasileiro” sobre o cinema, surgiram vários outros olhares e destaques… desde o filme sobre José Mário Branco a um outro sobre Celeste Rodrigues, sobre Vinicius de Moraes e Tim Maia… num total de 15 que poderão ser vistos, gratuitamente, como toda a programação do MIMO Festival Amarante no Cinema Teixeira de Pascoaes e no Museu Amadeo de Souza-Cardoso.