Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Alfredo de Andrade (1839-1915) entre Itália e Portugal… cidade, arquitectura, património

O Colóquio internacional “Alfredo de Andrade (1839-1915) entre Itália e Portugal: cidade, arquitectura, património”, organizado no âmbito das comemorações do 1º Centenário da morte do arquitecto Alfredo de Andrade (Lisboa, 1839 - Génova, 1915), tem como objectivo divulgar a sua obra e actividade, ainda pouco conhecidas em Portugal. Arquitecto e pintor, Alfredo de Andrade foi um dos expoentes da cultura artística e do restauro em Itália entre os séculos XIX e XX; também em Portugal, deixou um importante legado, designadamente em projectos e obras, assim como em contributos para o estudo e salvaguarda do património artístico e monumental.

cartaz_alfredodeandrade_rgb_700px_v1(1).pngNo âmbito do 1º centenário da morte do arquitecto português Alfredo de Andrade (1839-1915), o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP) organiza, em parceria com a Associazione Socio-Culturale Italiana Del Portogallo (ASCIP), o Colóquio 'Alfredo de Andrade (1839-1915) entre Itália e Portugal: cidade, arquitectura, património'. Com comissariado da arquitecta Teresa Cunha Ferreira, investigadora da FAUP, o Colóquio irá decorrer nos dias 29 de Outubro (Quinta-feira), às 17:00, no Consulado de Itália, no Porto, e 30 de Outubro (Sexta-feira), às 14:00, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa. A entrada é livre, sujeita à lotação dos espaços.

 

Participam na iniciativa, entre outros, o Embaixador de Itália em Portugal (Giuseppe Morabito), o Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa (Manuel Salgado), o Vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto (Paulo Cunha e Silva), o Director-Geral do Património Cultural (Nuno Vassallo e Silva), o Director do Museu Nacional de Arte Antiga (António Pimentel), o Presidente Associazione Sócio-Culturale Italiana del Portogallo (Angelo Arena), assim como vários professores, investigadores e arquitectos de universidades portuguesas e italianas.

 

Alfredo de Andrade (Lisboa, 1839 - Génova, 1915), arquitecto e pintor, foi um dos expoentes da cultura artística e do restauro em Itália, entre os séculos XIX e XX. Também em Portugal, Andrade deixou um importante legado, designadamente em projectos e obras, assim como em contributos para o estudo e salvaguarda do património artístico e monumental. Os colóquios têm como objectivo divulgar e enquadrar criticamente a sua obra e actividade, ainda pouco conhecidas em Portugal, bem como reflectir sobre as relações luso-italianas (em particular, na arquitectura) tanto numa perspectiva histórica, como num olhar prospectivo sobre o seu potencial na cultura contemporânea.

 

Porto, 29 de Outubro de 2015

Quinta-feira, 17:00

Consulado de Itália

 

Lisboa, 30 de Outubro

Sexta-feira, 14:00

Museu Nacional de Arte Antiga