Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Ana Deus… “Bruta”

Ana Deus apaixonou-se pela obra de Ângelo de Lima, poeta do Porto que acabou a vida internado no hospital psiquiátrico Miguel Bombarda, com esquizofrenia paranóide. Quando conheceu Nicolas Tricot, à margem de um espectáculo com Manel Cruz, montou “Bruta”, um espectáculo que visita a obra de poetas com problemas psicológicos.

00.jpg“Mas está tudo louco?”, parece que sim. “Bruta”, o disco que reúne fisicamente o trabalho que Ana Deus (Osso Vaidoso / Três Tristes Tigres) e Nicolas Tricot desenvolveram em torno da poesia de Ângelo de Lima, Mário de Sá Carneiro, Sylvia Plath, entre outros, será apresentado num espectáculo que junta música e poesia dita. “Bruta” reúne um conjunto de dez temas que partem textos de poetas internados em hospitais psiquiátricos.

Entre os escolhidos destaca-se a obra de Ângelo de Lima, Stela do Patrocínio, António Gancho, Mário de Sá Carneiro, Sylvia Plath, António Joaquim Lança e António Maria Lisboa. O trabalho tem edição pela CTL/Musicbox e insere-se no programa de actividades apoiado pelo Festival Silêncio. A acompanhar a edição do disco, será ainda apresentado o livro “Doutor Tristeza”, uma publicação da Mia Soave. Organizado e prefaciado por Henrique Manuel Bento Fialho, a obra junta a antologia Doutor Tristeza, “do decadente poeta Augusto dos Anjos (1884-1914)”. Recorde-se que Augusto dos Anjos foi um poeta brasileiro, considerado um dos mais importantes poetas do Pré-Modernismo. Com sua poesia anti lírica e mórbida preparou o terreno para a grande renovação modernista. A edição sairá com selo da Mia Soave e será apresentada num espectáculo ao vivo que junta a poesia à leitura e à performance.

 

Esta apresentação será inserida no programa “Dias do Desassossego” da Casa Fernando Pessoa / Fundação José Saramago e será ainda acompanhada de um djset especial, da autoria de Rui Hermenegildo e de Ricardo Henriques.

 

Musicbox (Lisboa)

27 Novembro 2015 | 22.30h