Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

“Ao Sabor da Bíblia”… a teoria e a prática da Cozinha pelo chef Luís Lavrador

Com lançamento e apresentação agendadas para os próximos dias, na Figueira da Foz e em Lisboa, o livro “Ao sabor da Bíblia” apresenta-se como um duplo convite: primeiro, a um percurso pela história da comensalidade, desde os primeiros tempos até ao início do Cristianismo, e, de seguida, como uma convocação à experiência gastronómica da confeção e degustação de menus onde imperam alimentos, temperos e sabores que marcam o itinerário da história judaica e cristã.

c86125ba-b8ec-47f0-938f-ca664657b010

O novo título publicado pela Alêtheia Editores é, portanto, um livro de receitas, mas também um livro de história e de antropologia. Da autoria de Luís Lavrador, docente na Escola de Hotelaria de Coimbra, primeiro chef português a tirar o doutoramento em Portugal e chef da Seleção Portuguesa de Futebol, Ao sabor da Bíblia revive alguns dos banquetes, ceias e bodas retirados dos principais relatos escritos da história humana; apresenta e reflete os intervenientes, os motivos e os objetivos que levaram à realização destes episódios.

 

Com base na Bíblia Sagrada, a obra evidencia as marcas diferenciadoras e também a base comum entre as mesas dos judeus e dos cristãos e, antes disso, a vivência da refeição como experiência de paixão e de afeto, de bênção e de punição, isto para mostrar também a sua componente simbólica e espiritual. Nas palavras do autor citando Eça de Queiroz, depois de um percurso histórico e de contexto mais teórico, Ao Sabor da Bíblia propõe-se entregar o discurso às caçarolas. Porque o texto bíblico é rico e descreve um grande número de refeições, Luís Lavrador sugere um conjunto de ementas inspiradas nas mais importantes refeições bíblicas, com propostas de ementa para o Natal, para a Páscoa, para um banquete, ou mesmo para um dia de lazer, entre outras.

 

Os alimentos, os temperos, as formas de confeção propostas são as descritas na Bíblia, naturalmente com um trabalho de reconstituição que respeita o rigor histórico, com o livro sagrado como guia, no caso como guia gastronómico.

 

O lançamento da publicação tem lugar a 11 de novembro, sábado, no Casino Figueira, na Figueira da Foz, às 17:30. A obra terá apresentação em Lisboa na quinta-feira seguinte, a 16 de novembro, às 18:00, na Escola de Hotelaria de Lisboa. Em ambas as cidades, a apresentação estará a cargo de Maria Helena Cruz Coelho e Paula Barata Dias.