Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Aurora estreia-se ao vivo em Portugal no âmbito dos Vodafone Music Rewards with Spotify

Aurora tem apenas 19 anos e já é uma das vozes mais promissoras da pop contemporânea. Estreou-se recentemente com o EP "Running With the Wolves", elogiado pela crítica da especialidade, do jornal The Guardian ao NME, passando pela Clash, Noisey ou DIY, Aurora chegou inclusivamente aos ouvidos de Katy Perry, que escreveu na sua conta de Twitter sobre ela: "Finalmente, música nova que faz o meu coração palpitar".

aurora.jpgAgora estreia-se em palcos portugueses, tendo atuação marcada para o próximo dia 21 de outubro, no MusicBox, em Lisboa, no âmbito dos Vodafone Music Rewards with Spotify, sendo este um concerto exclusivo para quem tem conta Spotify Premium através do serviço Vodafone. Aurora Aksnes é uma cantora e compositora que compõe música pop negra de uma profundidade rara. Artista autodidata, tem escrito canções durante quase metade da sua vida. "Pratiquei muito, mas nunca sonhei que subiria a um palco ou que viesse a ser famosa", diz a própria. "Isso nunca foi o que eu quis. Tudo que sabia é que eu precisava de escrever música para mim mesma".

 

Uma das suas primeiras memórias musicais passa pela descoberta de um piano elétrico na casa dos pais e ficar desde logo maravilhada por todas as possibilidades sonoras que ele lhe dava. Com apenas seis anos revela uma rara habilidade em aprender de cor temas do repertório de música clássica, tocando-os ao piano. Pouco depois descobre Leonard Cohen, que desde cedo se tornou uma das suas referências musicais, em particular a canção "Suzanne". À medida que foi crescendo afastou-se do repertório clássico e passou a compor as suas próprias canções, ao mesmo tempo que aprendia inglês. "Essa foi altura em que comecei a sentir a necessidade de me exprimir de alguma forma e, por isso, comecei a escrever canções", revela. Tinha então somente 10 anos.

 

Só quatro anos mais tarde é que começou a revelar a outras pessoas as músicas que compunha no seu quarto, ainda que inicialmente a experiência de as apresentar em palco não lhe fosse tão natural e intuitiva como é hoje. Quando uma dessas suas primeiras canções chegou a um site de streaming norueguês e recebeu muita atenção, aí tudo mudou no percurso de Aurora. Em outubro de 2014 assinou pela Decca e este ano estreou-se com o EP "Running With the Wolves", que conquistou pelas suas canções eletropop gélidas, mas de uma sofisticação e intensidade emocional ímpares.

 

Musicbox (Lisboa)

21 de Outubro 2015