Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

D3O de Coimbra para o Sabotage….

Os D3O (the trio) nasceram em 2002, em Coimbra, das cinzas dos Tédio Boys. Estrearam-se ao vivo na 1ª parte dos Parkinsons (banda doutro ex-Tédio Boys, Vitor Torpedo) num concerto no Le Son em Coimbra. Dia 15 de Dezembro apresentam no Sabotage Club “Exposed”.

d30

Toni Fortuna (voz e guitarra, ex-Tédio Boys), Tó Rui (guitarra, ex-Garbage Catz) e Miguel Benedito (bateria, ex-Garbage Catz) depois de editarem “SixPackTrack” (2003), “8 Tracks On Red” (2004) concluíram em 2005 com “7 Heartbeat Tracks” (produzido por Paulo Miranda - Unplayable Sofa Guitar, Old Jerusalem, Legendary Tigerman), o projecto inicial: um trio / três EPs.

 

Em 2008, "The Box", compilou numa luxuosa caixa de madeira (limitada a 100 exemplares individualmente numerados e apenas disponível nos concertos e sites da banda) esses 3 trabalhos, e acrescentou um CDsingle promocional com os novos temas “Take This Love From Me” (com a participação de Raquel Ralha dos Wraygunn/Belle Chase Hotel/Azemblas Quartet) e “Junior Daddy”. Simultaneamente, a editora inglesa Dirty Water Records colocou no mercado mundial, um single em vinil 7”, com os temas “Wanna Hold You” e” Go”.

 

Depois de um ano cheio de concertos, que incluíram passagens pelo Coliseu dos Recreios (na 1ª parte de Bloc Party), o Festival Alive, a alucinante noite com Mudhoney, novas incursões por Espanha e Inglaterra (Manchester, Sheffield e Londres), Tony Fortuna e companhia começaram o ano de 2008 com a "Box Tour". Depois de gravarem uma sessão "3 Pistas" para o programa 'Portugália' da Antena 3, que incluiu uma versão acústica de "Rehab" de Amy Winehouse, os D3O gravaram o álbum estreia, “Exposed”, produzido pelo holandês Wout Straatman (o mesmo de 'Farewell' - Sean Riley & The Slowriders) e editado em 2009.

 

No início de 2012, os D3O concluíram as gravações de novo álbum de originais, “Love Binder”, ainda com Miguel Benedito na bateria, entretanto emigrado para o Canadá. Nito, ex-companheiro de Tony Fortuna nos míticos M’as Foice, foi o escolhido para substituir Miguel Benedito na bateria. “Love Binder” foi editado no dia 2 de Setembro de 2013 e os D3O regressam ao seu habitat natural, o palco, com uma digressão extensa de 3 anos.

 

Em 2016 gravaram uma versão do clássico “I Put A Spell On You” de Screamin’ Jay Hawkins para a compilação “Sons Of Chaputa!” e uma sessão para o programa “Cover de Bruxelas” da Rádio Universidade de Coimbra com versões de “Human Fly” (Cramps) "He's Waiting" (Sonics) e "Sea Of Love" (Phil Philips With The Twilights).

 

Em Junho de 2017, iniciaram as gravações de novo longa duração ainda com Nito na bateria, mas desta vez, foi Nito que emigrou para a Bulgária e o regressado Miguel Benedito assumiu novamente o lugar original. Dia 9 de Novembro de 2017, no Festival Lux Interior, foi lançada a edição em vinil de “Exposed” que será apresentada no Sabotage.