Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Discos: João Pires…. “Lisboando”

João Pires prepara-se para lançar já no dia 2 de Outubro o seu novo disco, “Lisboando”, terceiro álbum, um disco de cantautor, de Música Portuguesa, marcado por melodias conduzidas pela guitarra e de abordagens às variadas linguagens musicais, como Fado, Bolero, Marcha, Flamenco, Maracatu, Funaná, Batuque, todas elas compostas de sonoridades que atraem bastante o músico.

lisboando.pngO novo álbum do músico conta com as participações especiais de Aline Frazão, Cristiana Águas, Dino D’Santiago e Pedro Moutinho.

 

A música de João Pires não é mais que um reflexo de um português que já que andou um pouco pelos quatro cantos do mundo. Esse ser viajante e curioso permitiu-lhe ter contato com inúmeras linguagens musicais que bebeu desde o flamenco, à música africana e brasileira. A guitarra portuguesa e Ibérica nos dedos, a canção portuguesa e um pulsar nos mais variados ritmos e linguagens fruto de suas vivências ajudam a definir a sua música.

Define-se como “Cantautor, a guitarra é o meu instrumento, faço música portuguesa deixando-a influenciar com outras linguagens que a minha vivência me trouxe e traz.” O seu cancioneiro varia entre a canção e a música instrumental.

Conta na sua discografia os álbuns “Caminhar” e “Coladera”, eleito pelo conceituado site/revista brasileira Embrulhador um dos 100 melhores álbuns de 2014, como agradáveis surpresas da world music tendo sido premiado por imprensa portuguesa, de música brasileira e pela própria BBC6 Radio no programa de Gilles Petterson e pela parisiense Lusophonie.

Hoje em dia reside entre Portugal e o Brasil dividindo-se em apresentações do seu trabalho a solo, do “Coladera” com os brasileiros Marcos Suzano e Vitor Santana e o projeto Xafu, coletivo luso-brasileiro que aborda sons da lusofonia com eletrónica.