Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Doclisboa… 15.º Festival Internacional de Cinema

Ao longo de 15 anos, o Doclisboa definiu-se a uma escala global através da sua programação pioneira, promovendo a visibilidade de linguagens plásticas e programáticas livres e procurando os mais emergentes debates cinematográficos, na sua clara interligação entre o passado e a contemporaneidade. Este que é o único festival português membro da rede de festivais qualificados pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences para a pré-nomeação de candidatos aos Óscares, dedica em 2017 a sua retrospectiva de autor a obra da realizadora checa Věra Chytilová. A realizadora de Daisies (Sedmikrásky) e, em conjunto com Miloš Forman, Jirí Menzel ou Ján Kadár, uma referência na nova vaga do cinema checo da década de 1960.

doclx

A retrospectiva Uma outra América – o singular cinema do Quebec desenha um percurso pelas manifestações cinematográficas com criação neste território francófono, fértil em gerações de cineastas de referência. Em foco na secção Heart Beat encontra-se a obra do alemão Andres Veiel, realizador de If Not Us, Who? e do biográfico Beuys.

 

As secções Da Terra a Lua, Verdes Anos, Cinema de Urgência e Riscos continuam as suas linhas de programação, e, em conjunto com o projecto educativo e o laboratório de actividades profissionais – Arche, completam uma programação pensada para um público cada vez mais amplo e diverso.