Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Em 2018… a 22ª Viagem Medieval mantém-se em agosto...

Em 2018, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria vai manter-se no mês de agosto, entre os dias 1 e 12, numa edição dedicada a D. Pedro, filho de D. Afonso IV, o rei retratado este ano. O desfecho do trágico amor de Pedro e Inês será, assim, um dos episódios a recriar na 22ª edição do evento.

Este ano, a Viagem Medieval trouxe mais história viva aos diferentes palcos do centro histórico de Santa Maria da Feira, reforçada pelos cortejos temáticos e momentos da vida do rei, e registou uma maior afluência de visitantes estrangeiros, maioritariamente espanhóis e brasileiros, que procuraram sobretudo as experiências.

pedro

photo: Paulo Homem de Melo

 

Quando eu for Rei tu serás a minha Rainha”. A célebre expressão que fechou, diariamente, um dos mais apaixonantes macroespetáculos desta edição – “Pedro e Inês” – lança o mote para o próximo ano. D. Pedro, o príncipe que se revoltou contra o pai, D. Afonso IV, por causa da morte de Castro e que, quando chegou ao trono, em 1357, anunciou o seu casamento, supostamente realizado em segredo com D. Inês, será o protagonista da 22ª edição. O episódio da coroação de D. Pedro e de D. Inês, depois de morta, faz antever momentos de grande intensidade nos espetáculos de recriação histórica.

 

Com uma procura acima do ano passado, seja nas unidades vendidas para acesso ao recinto (bilhetes diários e pulseira), seja nas áreas temáticas e espetáculos com bilheteira, a organização já decidiu manter a realização do evento em agosto, nos primeiros 12 dias, sendo também para manter o formato dos cortejos temáticos que se estrearam com enorme sucesso nesta edição – “A Peregrinação” e “A Chegada do Cavaleiro Negro (Peste)” – centrados em novos contextos e conteúdos históricos.

 

Esta foi, seguramente, uma das edições que mais história viva trouxeram para os palcos do evento. Do mais pequeno apontamento de teatro na rua aos três espetáculos de grande formato – “Formosíssima Maria”, “Pedro e Inês” e “Aliança Hispânica”, passando pelos “Momentos da Vida d’El Rei” e pelas novas áreas temáticas Tercena Naval e Trupe dos Bufarinheiros, em todos eles se contou a história de D. Afonso IV ou recriou momentos marcantes do seu reinado. Destaque para o “Grito dos Tambores”, espetáculo de percussão que apresentou uma abordagem inédita e diferenciadora da história deste reinado, através do rufar dos tambores.