Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Encontros Derivas: O que pode a arte? O que pode o conhecimento?

Os Encontros Derivas: O que pode a arte? O que pode o conhecimento? fazem parte do programa de actividades pedagógicas realizado nos últimos anos em Vila do Conde promovido pela Circular Associação Cultural (que organiza o Festival anual de artes performativas com o mesmo nome). Convidados com formações e experiências variadas foram desafiados a pensar sobre o tema proposto numa sessão que irá decorrer no dia 5 de Dezembro, entre as 10.00h e as 18.00h na Biblioteca Municipal de Vila do Conde.

Alvaro-Laborinho-Lucio.jpgPretende-se aqui reflectir sobre o que pode a arte, o que pode o conhecimento. Queremos que esta reflexão se faça através de múltiplas perspectivas estimuladas por personalidades cujas teorias e gerações trilham caminhos variados. São convidados deste ano: Licício Lima (Prof. Universidade do Minho), Liliana Coutinho (Assistente programação Teatro Maria Matos), João Fernandes (Subdirector Museu Rainha Sofia), Diogo Vaz PInto (Poeta), Graça Castanheira (Realizadora), Jonathan Saldanha (Músico) e Álvaro Laborinho Lúcio.

 

Documentário "Revoada" com Álvaro Laborinho Lúcio

Este documentário resulta da vontade de partilhar e assim facilitar o acesso ao pensamento de Álvaro Laborinho Lúcio. Aqui a forma como se diz, o que se diz, é mobilizadora da alma e potenciadora do agir. Deambulamos pelos caminhos da educação, da arte e da cidadania e percebemos que assistir ao exercício do pensamento, enquanto prática da inteligência e na sua dimensão poética, pode ajudar à transformação. Importa ir. Importa que lutemos por aquilo em que acreditamos e “que não nos apeemos cedo de mais”. Importa que façamos os caminhos apesar das pedras e com as pedras. O rigor e o entusiasmo das convicções que aqui se apresentam são proporcionais à disponibilidade para reconhecer que outras podem ser melhores. Esta forma de dizer o mundo, de se referir a ele, de mudar de sítio aquilo que por hábito se instalou e deixou de nos interpelar, dá lugar ao espanto e assim torna visível e cria outras possibilidades, outras paisagens, reacendendo as perguntas, o pensamento e a ação.

 

Encontros Derivas: O que pode a arte? O que pode o conhecimento?

5 de Dezembro, Sábado, 10:00-18-00

Biblioteca Municipal de Vila do Conde

 

Documentário "Revoada" com Álvaro Laborinho Lúcio | Realização de Eva Ângelo

Conversa após o filme com Álvaro Laborinho Lúcio

5 de Dezembro, Sábado, 21:00

Auditório Municipal de Vila do Conde