Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Festa das Fogaceiras… programa cultural com 26 eventos

O dia de hoje, 4 de janeiro marca o arranque do programa cultural da Festa das Fogaceiras, que vai percorrer todo o mês de janeiro com 26 eventos e atividades que privilegiam a promoção dos agentes culturais locais e as produções inéditas em estreia absoluta. Até 29 de janeiro, Santa Maria da Feira celebra a mais antiga e simbólica festividade do concelho com música, teatro, dança, oficinas e workshops, mostras e exposições, serviços educativos, desporto e gastronomia.

fogaceiras.jpgOs museus são os primeiros equipamentos culturais a dinamizar atividades alusivas às Fogaceiras, através dos serviços educativos. Em Santa Maria de Lamas, o museu promove, de 4 a 29 de janeiro, a oficina de expressão plástica “Vamos ao museu fazer uma fogaça?”, dirigida ao público escolar e seniores. “Cumprindo a Tradição”, o Museu Convento dos Lóios dá a conhecer, de 5 a 22 de janeiro, a história e os símbolos da mais importante festividade do concelho através de uma visita ao museu e oficina. No mesmo período, o Museu do Papel, a Biblioteca Municipal e o Museu Convento dos Lóios dinamizam a oficina “Fogaceiras: construindo memórias”, um projeto em rede para reviver memórias e partilhar histórias com os visitantes.

 

No dia 6 de janeiro, pelas 21.30h, Jorge da Rocha, músico de Santa Maria da Feira radicado há dez anos em Barcelona, apresenta-se no café concerto À4HÁ, no Cineteatro António Lamoso, para um espetáculo intimista que junta a sua voz ao contrabaixo.

 

A atividade “Difusão da Tradição”, que leva a tradição da Festa das Fogaceiras às crianças das escolas do 1º Ciclo da rede pública, decorre de 7 a 15 de janeiro, com apresentação de imagens da festa e esclarecimento de dúvidas, numa conversa informal entre os técnicos da autarquia e as crianças das escolas. No mesmo período, chega aos jardins de infância da rede pública “O Mago das Guimbras e a História das Fogaceiras”, pelo Teatro em Caixa. Uma atividade dirigida às crianças que frequentam o programa de Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF).

 

As propostas para dia 9 de janeiro, sábado, promovem a música tradicional e a dança contemporânea. Na Biblioteca Municipal, realiza-se, às 21.30h, o XIII Encontro de Grupos de Cantadores de Janeiras e de Reis, organizado pelo Grupo de Danças e Cantares Regionais da Feira. Pelas 22.00h, sobe ao palco do Cineteatro António Lamoso o espetáculo de dança “Macha”, pelo Ballet Contemporâneo do Norte.

Do extenso programa cultural que se prolonga até ao final de janeiro, destaque ainda para o concerto “Piano a 4 Mãos”, do projeto musical Musicorba, no dia 15 de janeiro, às 21.30h, no Salão Nobre da Câmara Municipal, com apresentação do seu primeiro CD; o concerto de música clássica e lírica de Catarina Vita, dia 17 de janeiro, às 17.00h, na capela do Castelo da Feira; e a estreia mundial de Symphonic Clapton, dia 24 de janeiro, pelas 21.30h, no Europarque. A única banda portuguesa de tributo a Eric Clapton – a Clapton’s Addiction – junta-se a mais de 200 músicos das quatro bandas filarmónicas do concelho de Santa Maria da Feira para um tributo inédito ao compositor e intérprete britânico.

Os Aurora fecham o programa cultural da Festa das Fogaceiras, no dia 29 de janeiro, com concerto agendado para as 21.30h, no Cineteatro António Lamoso, onde apresentam um dos quatro concertos que compõem a sua primeira tournée