Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Festival de fado brasil de regresso a São Paulo e Rio de Janeiro

A terceira edição do Festival de Fado Brasil está de regresso às metrópoles brasileiras São Paulo e Rio de Janeiro já no próximo dia 18 de novembro. Pensando em transportar um pouco mais de Portugal para terras brasileiras, o Festival de Fado traz ao país, pelo terceiro ano consecutivo, grandes estrelas do género. Carlos do Carmo, Cuca Roseta e Mísia são o nomes que completam o cartaz desta edição e prometem deslumbrar os brasileiros com a mais pura essência do Fado.

festival.jpgCarlos do Carmo atua dia 18 de novembro em São Paulo, no Teatro J. Safra, tendo Raquel Tavares como convidada especial. Já dia 19 é a vez das fadistas Cuca Roseta e Mísia subirem ao palco do mesmo teatro paulista. Dia 20 e 21 o Festival ruma ao Rio de Janeiro para receber as atuações de Cuca Roseta e Mísia no mesmo dia e no dia seguinte Carlos do Carmo, novamente com Raquel Tavares como convidada. A maior mostra de Fado a nível internacional é um tributo ao maior expoente da cultura portuguesa que, em 2011, foi considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O grande acontecimento cultural no Brasil, a globalização do Fado, iniciou-se no ano de 2013, com uma bem sucedida primeira edição nas cidades do Rio e São Paulo, das quais participaram Mariza, Ana Moura, António Zambujo e o rapper paulistano Criolo. Na segunda edição, o festival consagrou-se com a participação de Carminho, Camané, Raquel Tavares e o Projeto Amália Hoje.  A terceira e nova edição vai dar continuidade ao projeto com a presença de alguns dos maiores ícones do Fado, bem como com a realização de workshops sobre a história do fado, além de delícias da gastronomia local.

 

Carlos do Carmo, a voz incontornável do Fado, chega ao Brasil nos dias 18 e 21 de novembro a São Paulo e Rio de Janeiro, respetivamente, acompanhado por Raquel Tavares, a sua convidada especial. Nasceu em Lisboa., filho de Lucília do Carmo, uma das maiores fadistas do século XX, e de Alfredo de Almeida, livreiro e posteriormente empresário na indústria hoteleira. Pode dizer-se que foi criado no meio de uma atmosfera artística. Iniciou a sua carreira artística em 1964 e conta com cerca de 32 álbuns gravados, tendo o primeiro sido gravado com apenas nove anos de idade. Já pisou palcos como o Olympia em Paris, Óperas de Frankfurt e Wiesbaden, o Canecão do Rio de Janeiro, Savoy de Helsínquia e passou ainda por outras cidades como São Petersburgo, Copenhaga, Macau ou São Paulo. Em 2011 foi cabeça de cartaz no Festival de Fado em Madrid. No mesmo ano integrou a equipa coordenadora da candidatura do Fado a Patrimônio Imaterial da Humanidade. Aos 50 anos de carreira foi distinguido pela Latin Recording Academy com o Grammy de Excelência Musical- Lifetime Achievement.

 

Cuca Roseta umas das vozes mais cristalinas do fado português promete brindar os fãs brasileiros pela segunda vez consecutiva nesta 3.ª edição do Festival do Fado Brasil. Em 2013 Cuca Roseta quis ir mais longe e assumiu a composição da esmagadora maioria dos temas de ‘Raiz’, o seu segundo álbum de originais. "Raiz" consolidou o público da fadista e permitiu-lhe percorrer, ainda mais, todos os palcos nacionais, bem como aprofundar a sua carreira internacional com destaque para as impressionantes digressões realizadas no Benelux e a participação na segunda edição do Festival de Fado Brasil. A artista já foi cabeça de cartaz na primeira na edição do Festival do Fado de Madrid e antes de partir para o Brasil, irá passar no dia 17 de novembro no Festival do Fado de Sevilha. Chega ao Brasil no dia 19 para um concerto único em São Paulo e no dia 20 ao Rio de Janeiro, onde vai apresentar o mais recente album “Riu”.

 

Mísia é a cantora portuguesa atual que desperta maior culto internacional na celebração dos sentimentos intemporais e universais não só em português mas igualmente em vários idiomas. Nasceu na cidade do Porto e é a terceira geração de artistas na sua família pelo lado materno. O seu disco de estreia, "Mísia", foi editado em 1991. O disco inclui canções de Joaquim Frederico de Brito, José Niza, José Carlos Ary dos Santos, Carlos Paião, entre outros. A artista chega a terras brasileiras no dia 19 para um concerto único em São Paulo e no dia 20 ao Rio de Janeiro.

 

Teatro J. Safra (São Paulo)

18 de novembro - Carlos do Carmo - 21h30

19 de novembro - Cuca Roseta e Mísia - 21h30

 

Cidade das Artes (Rio de Janeiro)

20 de novembro - Cuca Roseta e Mísia - 21h00

21 de novembro - Carlos do Carmo - 21h00