Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Havoc... no Musicbox

"I got you stuck off the realness. We be the infamous, you heard of us, official Queensbridge murderers." Esta será indiscutivelmente uma das rimas mais conhecidas do rap contemporâneo. “Shook Ones (Part II)”, é o prefácio do até hoje aclamado álbum The Infamous e a bem dizer, a apresentação dos Mobb Deep ao mundo. Depois de uma estreia inexpressiva em 1993 com o álbum Juvenile Hell, é The Infamous que nos dá a conhecer Prodigy e Havoc como um dos colectivos mais relevantes e consensuais desta cultura.

21687424_1190431724390198_2462803944322019931_n

Falar de Mobb Deep é algo que desde 20 de Junho se tornou extremamente delicado. Sem que nada o fizesse prever, Prodigy faleceu. Inegavelmente a importância do seu trabalho e o seu estatuto enquanto um dos pilares desta vertente musical, foram exponenciados ao máximo um pouco por tudo o mundo que padece em choque com a sua ausência. Para a posteridade fica um longo e inegável legado de trabalho com o qual os Mobb Deep nos presentearam durante mais de duas décadas. A dupla de QB editou oito álbuns em nome próprio e um sem fim de colaborações dignas de destaque.

 

Se a morte de Prodigy é um facto impossível de descurar, é impossível descurar também que uma das metades deste icónico duo é Havoc, o criador da sonoridade que levou o grupo ao estatuto de banda de culto a nível global. Definir Havoc é algo que requer um brainstorming exaustivo, sobretudo no momento de travar a quantidade de adjectivos proficientes que o definem. Havoc é um MC proeminente, com um carisma irrefutável e que sempre acompanhou a fasquia elevadíssima de Prodigy, mas é enquanto beatmaker e produtor que o seu trabalho assume contornos de genialidade.

 

É das mãos de Havoc que nascem temas como “Shook Ones (Part II)”, “Survival of the Fittest”, “Hell on Earth”, “Quiet Storm” ou “It's Mine”. Músicas como estas são apenas uma fracção mínima de um reportório absolutamente notável. Com quatro álbuns a solo e um par de álbuns instrumentais, Havoc é um artista completo e acima de tudo consistente. Para além do seu trabalho enquanto beatmaker, onde já colaborou com nomes como Notorious B.I.G., Eminem, Nas, The Game ou Kanye West, Havoc lançou recentemente o álbum The Silent Partner em parceria com The Alchemist.

É com este histórico que Havoc se apresentará dia 24 de Outubro no Festival Jameson Urban Routes, no Musicbox Lisboa para um concerto co-programado pela Versus. Havoc será acompanhado por Big Noyd, rapper desde sempre ligado ao colectivo Mobb Deep e para o qual produziu quase na totalidade o seu primeiro álbum de originais Episodes of a Hustla, um clássico do circuito underground nova-iorquino.