Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Jazz Ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra… Programação

O Jazz Ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra assinalam este ano a sua 15ª edição. Ficou reservado para o Convento São Francisco um dos momentos altos do Festival, a 21 de outubro, dia em que será possível assistir a quatro concertos, três showcases e uma masterclass. O Festival Jazz ao Centro ocupará vários espaços do Convento - Grande Auditório, Antiga Igreja, Black Box e Café-Concerto - com propostas que exprimem a riqueza do Jazz actual. A diversidade é a chave para entender as escolhas artísticas, que promovem as infusões da música de vários pontos. No dia 26 de outubro, o Jazz ao Centro regressa ao Grande Auditório do Convento, cujo palco receberá Marcelo D2, figura maior do hip-hop brasileiro que, neste concerto, apresentará o seu projeto SambaDrive, onde o jazz encontra o samba e as rimas acutilantes de D2.

untitled

 

21 de Outubro 2017

 

Masterclass Com Carlos Bica & Azul

11.30h | Grande Auditório

 

Nils Berg Cinemascope

Autodefinem-se como uma pequena banda com as maiores oportunidades. No youtube encontram os seus músicos preferidos - um cantor da Malásia, um músico do Gana ou os vizinhos de Estocolmo captados em vídeo – e a partir daí criam composições integrando os sons dos filmes com a sua música. Assim nasce uma orquestra colorida!

15.00h | Black Box

 

Camões/Lemaire/Arques

Os últimos dois anos têm cimentado as parcerias artísticas entre músicos portugueses (do eixo Coimbra-Lisboa) e a associação de músicos franceses Tricollectif, nascida na cidade de Orleans mas, hoje em dia, baseada em Paris. O projeto recente do trio é em grande parte resultado deste percurso e da estadia do músico de Coimbra, João Camões, na capital francesa durante cerca de dois anos. Este concerto será o culminar de uma residência artística de quatro dias no Salão Brazil e duas apresentações públicas subsequentes, uma delas tendo como convidado o contrabaixista Alvaro Rosso. Tal como as sessões de trabalho, também estes concertos serão gravados, dando origem à nova edição discográfica com o selo JACC Records agora lançada.

16.45h | Antiga Igreja

 

Ambiq

Projeto experimental berlinense de Max Loderbauer, Samuel Rohrer e Claudio Puntin. Bebendo de uma rica e profunda rede de influências que cruza a espontaneidade da improvisação livre do jazz com a liberdade exploratória da música eletrónica, o trio é muito mais do que a soma das suas partes. É um organismo vivo que se complementa, com um vocabulário expressivo e abordagem únicos, capazes de criar estruturas sonoras tão terrenas quanto flexíveis e, como resultado, inventam paisagens sonoras electroacústicas que se posicionam na vanguarda da pesquisa sonora. Para além dos instrumentos e da experiência pessoal de cada um dos elementos, as apresentações ao vivo não são preparadas e cada composição surge em tempo real.

19.00h | Black Box

 

Carlos Bica & Azul

Vinte anos passados desde a edição de Azul, o primeiro disco com Frank Möbus e Jim Black, eis que o trio de Carlos Bica está de regresso. Com a solidez de projeto que o tempo lhe foi conferindo, mas também com a frescura decorrente de os três músicos quererem ir mais longe, não se repetindo nem se contentando com o que já fizeram – e foi, como se pode imaginar, muito. Com o Trio Azul de agora reconhecemos a identidade da escrita de Bica e do som construído por estes três mestres do jazz do século XXI, mas descobrimos algo mais entre o que estava já anunciado nos álbuns anteriores e o que não esperávamos de todo.

22.00h | Grande Auditório

 

Showcase com alunos de Escolas de Música da região

16.00h | Orquestra de Jazz da Escola de Música do CAE - Figueira da Foz (OJEAC)

18.00h | Alunos do Curso Profissional de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra

21.15h I Tone Music School

 

 

26 de Outubro 2017

 

Marcelo D2 & Samba Drive

22.00h | Grande Auditório