Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Lavoisier e First Breath After Coma no Citemor 2017…

A 39ª edição do Festival de Montemor-o-Velho conta com os concertos de Lavoisier e First Breath After Coma na abertura e encerramento, respectivamente, do festival que se realiza este ano em pleno outono. Do programa do Citemor 2017 fazem ainda parte oito propostas performativas, que evidenciam uma considerável diversidade de linguagens e de formatos, das quais quatro são desenvolvidas em residência de criação, e uma instalação video.

untitled

photo: Paulo Homem de Melo

 

A abertura do Citemor 2017 fica a cargo dos Lavoisier que, partindo do conhecido lema "na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma", se inspiraram nas recolhas de Giacometti e no cancioneiro popular português para criarem as suas versões que respiram contemporaneidade. Patrícia Relvas e Roberto Afonso acabam de lançar o primeiro disco de originais, “É Teu”, que servirá de base ao concerto da próxima sexta-feira, 17 de novembro, no Teatro Esther de Carvalho em Montemor-o-Velho.

 

Os First Breah After Coma dispensam, cada vez mais, apresentações. O cruzamento da influência post-rock com o formato canção, que fez do disco de estreia uma surpresa auspiciosa, era apenas o início de uma viagem na qual o segundo capítulo – “Drifter” – lhes valeu uma nomeação da Associação Europeia de Editoras Independentes para melhor disco europeu lançado em 2016, numa lista de 25, ao lado de nomes como Agnes Obel, Radiohead ou Royal Blood. O disco, que contou com a colaboração de convidados como Noiserv e André Barros, levou-os a novas digressões com salas cheias em Leiria, Porto, Coimbra e Lisboa, e presença em festivais como Paredes de Coura e Reeperbahn em 2016 e Eurosonic ou Primavera Sound em 2017.

 

Para “Drifter” fecharam-se meses a fio a trabalhar de manhã à noite em experiências. Gravaram sons de quase tudo o que os rodeava, perderam-se nas discografias da evolução do rock e da música electrónica e o resultado carrega o dna dos First Breath After Coma mas aponta ainda mais caminhos para o presente e para o futuro desta jovem formação leiriense. "Salty Eyes”, o primeiro single com vídeo de Vasco Mendes, e ”Umbrae" farão com certeza parte do concerto que encerrará a 39ª edição do Festival de Montemor-o-Velho, dia 9 de dezembro, na Garagem Auto Peninsular na Figueira da Foz.

 

Para além da música o Citemor convocou, para a edição de 2017, criadores com uma relação já estabelecida com o festival (Elena Córdoba, Tiago Cadete, David Marques) e artistas com percursos relevantes que tem vindo a acompanhar nas últimas edições (Rui Catalão, Miguel Bonneville, Dinis Machado). Pela primeira vez, integram o programa do festival Lígia Soares, Edurne Rubio, Bruno Humberto.

Completam o programa as criações audiovisuais finalistas do Loops.Lisboa (Tiago Rosa-Rosso Carvalhas, Patrícia Almeida, Pedro Vaz).