Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Leiria recebe a 3ª edição do Festival A Porta

A 3ª edição do Festival A Porta oferece uma programação variada e multidisciplinar que vai de jantares temáticos em casas privadas, com sabores do mundo e sempre com músico a acompanhar, um extenso programa musical, e até uma exposição colectiva de artes visuais que ocupa uma CASA PLÁSTICA na Rua Direita, com mais de 30 artistas de todas as disciplinas, vindos de Portugal inteiro.

APorta#2.1.jpg

Durante os 5 dias do festival, a música ocupa a Villa Portela, o Jardim Luís de Camões, a Rua Direita e o Parque do Avião. Do cartaz constam nomes como Sean Riley & The Slowriders, em parceria com a Fade In, para um concerto exclusivo na ressuscitada e histórica Villa Portela; uma parceria com a Ya Ya Yeah que traz os israelistas Ouzo Bazooka, o one man show de Mr Gallini, o rock dos PALMIERS e o stoner abrasivo de Solar Corona; uma parceria com a Omnichord Records apresenta Jerónimo! e 2 por 3; e o programa completa-se com os premiados Them Flying Monkeys, Stone Dead, mARCIANO, Senhor Doutor, Lavoisier, o virtuoso José Valente, Rodrigo Cavalheiro, o açoriano King John, The Twist Connection, Galgo e The Poppers.

Mas não é tudo…

 

O Festival A Porta faz uma ocupação de espaços icónicos da cidade e tem propostas para públicos de todas as idades. A PORTINHA oferece um conjunto de workshops infanto-juvenis, desenhado em conjunto com a InPulsar- Associação para o Desenvolvimento Comunitário, que inclui oficinas de teatro, argumento para cinema, desenho, ilustração, artes plásticas, música, estórias e massagens em família, construção de barcos de papel, paddle no rio, skate, jogos de tabuleiro e contos para crianças. Além disso, o Festival cria a secção 1001 PORTAS que inclui a já mítica Feira Bandida onde cada um vende o que quer e bem entende, a 3 e 4 de Junho, na Rua Direita e no Parque do Avião; a Feira Independente é um espaço de venda e exposição dos trabalhos de criadores de publicações, zines e ilustração; um programa de exibição de Curtas – Metragens em colaboração com o Shortcutz Lisboa e Leiria Film Fest; performances inusitadas de Teatro e Dança, bem como diversas atividades de rua e mostras de ofícios que revelarão novos espaços, tradições e fazeres em pleno coração de Leiria.

 

Mas nenhum festival acontece sem o devido aquecimento. Por isso mesmo, o Festival A Porta desenhou o A Porta à Porta, vários eventos para antever a invasão cultural em Leiria, que se projeta na sua terceira e maior edição de sempre.

Assim esta 6ª feira 19 de Maio, o Anubis Bar recebe o power trio The Dirty Coal Train e a dupla de djs Los Cavaleras. Já a 26 de Maio os Ghost Hunt, de Pedro Chau e Pedro Oliveira, fazem uma festa de dança no centralíssimo Praça Caffée, acompanhados pelo promissor DJ Schmeichael.