Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Museu do Calçado apresenta exposição “Anastasia Radevich. Formas de Arte”

O Museu do Calçado e o Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira, apresentam, em 2017, quatro histórias de sucesso. Sob o tema “Num conto de fadas. Da cabeça aos pés”, são apresentadas histórias reais de jovens designers internacionais, cujo talento e capacidade empreendedora levaram as suas criações pelo mundo fora, seja na cabeça e pés de celebridades, seja nas salas de exposições de vários museus.

Anastasia Radevich. Formas de Arte” é a primeira exposição deste ciclo temático e traz a Portugal, pela primeira vez, o trabalho excecionalmente criativo desta artista-designer, toldado por um mundo de fantasia e distopia onde os sapatos emergem como importantes símbolos totémicos da sociedade atual.

Cartaz Anastasia.jpg

Anastasia Radevich é uma designer de calçado bielorrussa, atualmente a viver no Canadá, e conhecida pela sua larga experiência na área do design de calçado e acessórios, de onde se destaca o seu trabalho no Grupo Aldo, em Montreal, para a Bolongaro Trevor (os fundadores de All Saints), Alexander McQueen e Nicholas Kirkwood. Apoiada pela Fundação de Moda de Montreal, concluíu com distinção a sua formação em Design de Calçado no London College of Fashion, uma das principais faculdades de design do mundo. Foi selecionada pelo art-s-talker para ser destaque no e-Creative: London 2009. Esta exposição apresenta o trabalho de Anastasia Radevich ao longo de seis anos, dividindo-se em cinco capítulos: Biofuture, Kinetik, Dreamfall, Lost Civilizations, Alchemy e Terra Incógnita. Cada um destes capítulos conta uma história, a sua, enquanto a coleção captura e recria um vasto conjunto de conceitos e reflexões sobre a sociedade e o mundo em que vivemos.

 

No conjunto, a exposição representa uma importante viagem de descoberta através do trabalho artesanal da designer, mas evidencia também encontros com pessoas, longas noites em bibliotecas, experiências em laboratórios e diálogos intermináveis com o caderno de esboços.  A componente intelectual do seu trabalho é combinada com uma grande criatividade e intensa mão-de-obra, de que resultam peças únicas que combinam harmonia e sofisticação.

 

“Uma sensação de liberdade e inspiração é parte essencial do processo. A criatividade é habitualmente colhida da natureza, do mundo que nos rodeia e das profundezas da imaginação. Alguns temas atraíram a minha atenção pela aura de mistério (Alchemy), outros foram induzidos pela experiência direta (Kinetik). Abrir portas ao desconhecido através da criação de sapatos é apenas uma das formas de compreender o universo”, diz Anastasia a propósito do seu trabalho criativo.

 

Anastasia Radevich. Formas de Arte

De 22 de Abril até 30 de Setembro no Museu do Calçado em São João da Madeira