Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Natal em Lisboa - Concertos em igrejas, Teatro São Luiz e Cinema São Jorge

E se a música é uma constante na espiritualidade ao longo dos tempos, se é através dela que o homem procura a transcendência e estabelece pontes com o sagrado, talvez isso explique o facto de a primeira música de Natal datar do século IV. De sábado, dia 5, a sábado, dia 19 de dezembro, a EGEAC volta a unir a música ao património da cidade, com um programa de concertos de Natal em igrejas, no Cinema São Jorge e no Teatro São Luiz, para toda a família e de entrada livre.

©José FradeDSC_6556_155618.jpgA música é o convite para descobrir a riqueza do património eclesiástico da cidade, num ciclo de concertos de Natal em 7 igrejas, às quais juntamos dois espaços culturais da EGEAC, o São Luiz Teatro Municipal e o Cinema São Jorge. Os agrupamentos que integram este Natal em Lisboa são O Coro do Tejo, Capella Coronesis, Orquestra de Câmara Portuguesa, Concertus Antiquus, Os Músicos do Tejo, Orquestra Académica Metropolitana e Coro da Universidade Nova de Lisboa, Escola de Música do Conservatório Nacional, Coro Musaico, Ensemble Peregrinação, Orquestra Sinfónica do Conservatório Nacional e o grupo Carolina Deslandes, Dino D’ Santiago e Maria Emília Reis. Mais de 400 músicos interpretarão um repertório musical vasto e variado, essencialmente sacro, de inspiração religiosa, mas também barroco ou clássico. De canções tradicionais de Natal até aos grandes mestres como Mozart, Bach e Vivaldi.

 

O Natal em Lisboa 2015 inicia-se no sábado, dia 5, com O Coro do Tejo, na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos), local que estreamos neste programa. No dia seguinte, em parceria com o Instituto Cultural Romeno, o grupo Capela Coronensis celebra o Dia de São Nicolau, na Igreja de São Nicolau. Aos já tradicionais concertos de Natal em igrejas, juntamos dois espaços culturais da EGEAC. Dia 13, o Teatro São Luiz recebe uma homenagem a Mozart pela Orquestra Académica Metropolitana e o Coro da Universidade Nova de Lisboa. Dia 17, o Cinema São Jorge será ocupado por todas as formações da Escola de Música do Conservatório Nacional, com concertos ao final da tarde e à noite.

Natal01.jpgA encerrar o programa, dia 19, na Igreja de São Domingos, juntamos, pela primeira vez, três jovens artistas de géneros musicais distintos, Carolina Deslandes, Dino D´Santiago e Maria Emília Reis, que interpretam um repertório que inclui músicas de Natal, mas também Louis Armstrong e Sara Tavares. Com inspiração no espírito do Natal em Lisboa, Gonçalo Viana aceitou o desafio de ilustrar a capa e a comunicação do programa de 2015. O tempo é de partilha, o convite é para todos: a última homenagem do ano à música e à cidade. A entrada é livre, mas está sujeita à lotação de cada espaço e, em alguns casos, ao levantamento prévio de bilhete.

 

Mais informações sobre o programa Natal em Lisboa 2015 aqui

 

Programa:

5 de dezembro, 21h30 - Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, Salesianos de Lisboa (600 lugares)

O Coro do Tejo

6 de dezembro, 16h – Igreja de São Nicolau (350 lugares)

Capella Coronesis

11 de dezembro, 21h30 – Igreja de São Roque (500 lugares)

Orquestra de Câmara Portuguesa

12 de dezembro, 16h – Igreja de São Cristóvão (120 lugares)

Concertus Antiquus

13 de dezembro, 16h – Igreja da Graça (350 lugares)

Os Músicos do Tejo

13 de dezembro, 17h30 – São Luiz Teatro Municipal (690 lugares)

Orquestra Académica Metropolitana e Coro da Universidade Nova de Lisboa

17 de dezembro, 18h e 21h – Cinema São Jorge (827 lugares)

Escola de Música do Conservatório Nacional

18 de dezembro, 21h30 – Igreja de São Vicente de Fora (630 lugares)

Coro Musaico, Ensemble Peregrinação e Orquestra Sinfónica do Conservatório Nacional

19 de dezembro, 21h30 – Igreja de São Domingos (580 lugares)

Concerto de encerramento: Carolina Deslandes, Dino D’ Santiago e Maria Emília Reis