Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Pedro Jóia revisita Paredes, Armandinho e Lucía no Café-Concerto do CTE

O espaço Café-Concerto do Cine-Teatro de Estarreja recebe este sábado, 12 de dezembro, um dos mais talentosos guitarristas portugueses. A solo, Pedro Jóia propõe um repertório de originais e inspirado na tradição popular. O concerto é carimbado pelo Outonalidades, circuito de música ao vivo promovido pela d’Orfeu – Associação Cultural que este ano alcança a sua 19ª edição. Pedro Jóia, nome indissociável da guitarra clássica e apaixonado pelo fado e flamenco, tem sido bandeira exportadora da tradição musical ibérica pelo mundo. Do Brasil à China, passando por Cabo Verde e demais países africanos e europeus, o guitarrista inspirado em Paco de Lucía dedica-se de corpo e alma à música instrumental e à renovação e recuperação do repertório popular.

GLAM - Pedro Joia.jpg(c) 2015 Paulo Homem de Melo

 

Colaborador frequente de fadistas como Ricardo Ribeiro e Mariza, Pedro Jóia chega a Estarreja acompanhado apenas pela guitarra, o seu “espaço natural”, como o próprio afirma. Este sábado, 12 de dezembro, a partir das 22 horas, Carlos Paredes, Armandinho, Lucía e temas originais extraem-se do alinhamento, numa noite reservada para o mais alto nível técnico e musical.

 

Aos 45 anos, Pedro Jóia conta com um vasto currículo assente numa sólida formação académica, na direção musical de vários espetáculos, composições originais para peças de teatro, participação em festivais e concertos um pouco por todo o mundo. Com seis discos editados em nome próprio, dedicou um deles à transcrição para guitarra clássica de obras compostas para guitarra portuguesa por Armandinho. “À Espera de Armandinho” (2007) deu nome ao disco que conquistou o Prémio Carlos Paredes, em 2008.

 

Cine-Teatro de Estarreja – Café Concerto

12 de Dezembro 2015 | 22.00h