Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Portugal Walking Festival em Marvão e Castelo de Vide

Mais uma vez o território do Alto Alentejo assume, a liderança turística como destino privilegiado para caminheiros, mostrando uma visão de desenvolvimento centrada no Turismo de Natureza. Terá lugar nos municípios de Marvão e Castelo de Vide, de 16 a 18 de Outubro de 2015, o Portugal Walking Festival Marvão e Castelo de Vide, iniciativa que é um evento regular de grande amplitude na promoção da região como destino de Turismo de Natureza, com especial enfoque nos Percursos Pedestres.

Este evento tem como grande objectivo divulgar a Rede de Percursos Pedestres FEEL NATURE que já está implantada.

pwf.jpgEste tipo de iniciativa faz parte da eficiência coletiva, verdadeiro trabalho de parceria entre todos os atores públicos e privados, onde se procuram formas de atrair públicos diversificados para os valores naturais e patrimoniais da região, ao longo de todo o ano. O envolvimento das populações locais é um dos pilares para o sucesso do evento, onde têm a possibilidade de conhecer o seu território e valorizá-lo enormemente pela perceção da presença de visitantes exteriores.

 

Durantes três dias de Passeios Pedestres, caminheiros portugueses e estrangeiros irão percorrer percursos pedestres baseados em Marvão e Castelo de Vide, lugares de enorme beleza. Além das caminhadas o programa conta com observação de astros e do espaço bem como com uma saída de campo noturna para observação da vida selvagem. Momentos altos do evento serão os jantares de sexta feira e de sábado onde serão servidas as iguarias regionais do Alentejo acompanhadas pelos vinhos de produção local.

A organização técnica do evento é da responsabilidade da SAL Sistemas de Ar Livre, operador de animação turística especializado em Passeios e Percursos Pedestres desde 1996 e conta com a certificação da responsabilidade da plataforma Walking Portugal. Segundo José Pedro Calheiros, diretor técnico do festival: “Marvão e Castelo de Vide são marcas incontornáveis no Alto Alentejo, sendo estas vilas visitadas por largos milhares de visitantes todos os anos. Alguns visitantes tornam-se turistas pernoitando algumas noites, procurando a calma que esta região oferece, sendo que tudo isto está mais que consolidado. Acontece que um território que oferece este relevo, esta paisagem e esta autenticidade precisa de se afirmar como destino de Passeios Pedestres a nível mundial. Os recursos estão cá todos, agora cabe-nos a nós criar os produtos e a marca que vai atrair o mercado dos caminheiros.”

 

Ainda sobre o destino de Passeios Pedestres há a realçar a importância do mercado internacional com mais de cem milhões de praticantes regulares, na Europa e América do Norte. O Portugal Walking Festival será o motivo de publicitação expedita junto destes amantes do andar a pé, para que não só participem nas suas edições, mas passem a colocar o Alentejo na sua lista de destinos regulares de caminhadas. Nesta ação tem importância capital a intervenção das estruturas regionais e nacionais de turismo para levar mais longe esta informação contribuindo para a afirmação do Alentejo enquanto destino de preferência para o Turismo de Passeios Pedestres em Portugal

 

Mais informações e programa aqui