Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Red Bull Music Academy apresenta palco Neo Stage a 6 Agosto no Festival Neopop

Nos dias 4, 5 e 6 de Agosto de 2016, situado no icónico Forte de Santiago da Barra, o 11º Festival Neopop vai voltar a transformar Viana do Castelo no epicentro da melhor música de dança que se faz hoje. E a Red Bull Music Academy será responsável, pela programação do palco Neo Stage no dia de fecho deste festival. 

O forte é, claro, música – daquela que junta o groove à inovação e conteúdo emocional a inspiração vanguardista. Por isso é seleccionado um line-up de luxo, que irá representar as várias paisagens do underground global no palco Neo Stage: HHY & The Macumbas (live), Etienne Jaumet (live), Fatima Al Qadiri, Ben UFO, Switchst(d)ance, Benjamin Damage (live), Maceo Plex e Richie Hawtin serão os mestres de cerimónia de uma noite que promete ser inesquecível.

Credits_Alexander Gnaedinger_s.pngPhoto: Alexander Gnaedinger

 

Richie Hawtin, figura de proa do techno, tem tanto de pioneiro como de inventivo. Influenciado desde cedo pelo som de Detroit, este DJ e produtor contribuiu com algumas das entradas mais relevantes para a discografia da música de dança dos anos 90 entre os seus pseudónimos F.U.S.E. e Plastikman. Já levou inúmeras pistas ao rubro, de Ibiza ao Japão – e o Neopop não será excepção.

 

Maceo Plex é um dos DJs, produtores e remisturadores mais activos da scene. Desenvolveu um estilo muito versátil que o deixa navegar com facilidade entre as tonalidades mais entusiasmantes da house e do techno, tendo as suas produções sido editadas em selos tão relevantes como a Kompakt ou a Crosstown Rebels.

 

O palco Neo Stage será também pisado por um nome fundamental da exploração sónica de hoje, Fatima Al Qadiri. Esta DJ e produtora nascida no Senegal, criada no Kuwait e baseada em NYC alia sem medo melodias do médio oriente às técnicas de produção mais vanguardistas, o que levou a sua música a editoras tão únicas como a Hyperdub ou a Fade To Mind.

 

No cartaz Neopop curado pela Red Bull Music Academy cabe ainda o multi-instrumentalista parisiense Etienne Jaumet, que com a sua profundidade electroacústica cria momentos de pura magia e descoberta em formato live act, absorvendo influências do kraut à psicadélia mais complexa, para dançar de olhos fechados.

E há mais: do Reino Unido chega Ben UFO, um dos DJs mais celebrados da última década. Um dos fundadores do selo essencial Hessle Audio, este melómano convicto começou o seu percurso nos primórdios do dubstep Londrino, tendo a sua visão expandindo-se entretanto para os recantes mais interessantes da música electrónica actual.

 

Também da prolífica scene do Reino Unido nos chega Benjamin Damage, um produtor galês baseado em Berlim, que se estreou na 50Weapons, a editora dos Modeselektor, e daí voou para colaborações com Doc Daneeka. Nas suas composições a solo, este artista posiciona-se firmemente no techno mais dançável e sonhador.

 

A representar as cores nacionais haverá HHY & The Macumbas, uma banda do Porto liderada por Jonathan Uliel Saldanha que alia percussão e sintetizadores a instrumentos para criar uma performance energética que tem recebido largos elogios da imprensa internacional.

De Lisboa, Switchst(d)ance traz a sua experiência como residente no Lux e também a sua clara skill para produzir música hipnótica e deep mas 100% dançável. Techno futurista, baixos pesados, visões house e experimentação sónica construída para fazer dançar: este é o nosso forte.