Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Regressa à Casa da Música “Romani”... o espetáculo que junta músicos, bailarinos e comunidade cigana de Matosinhos

Paixão, garra e identidade. Música e dança. Dois anos depois do primeiro projeto, os moradores de conjuntos habitacionais de Matosinhos voltam a juntar-se a músicos profissionais e a alunos do Balleteatro para apresentarem no palco principal da Casa da Música o espetáculo “Romani”, agora em versão 2.0. Com apresentação marcada para as 21 horas de amanhã, “Romani 2.0” é uma celebração da cultura cigana protagonizada por aqueles que a transportam no sangue.

1183.jpg

O espetáculo conta com 25 participantes de etnia cigana, residentes nos conjuntos habitacionais do Seixo e da Biquinha, aos quais se juntam 21 alunos e três professores do Balleteatro do Porto, seis instrumentistas da Casa da Música e quinze técnicas da ADEIMA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos. “Romani 2.0” tem direção artística e coreográfica de Isabel Barros e direção musical de Jorge Queijo.

 

Correspondendo, desta vez, a um desafio da Casa da Música para a sua programação de Verão, o espetáculo assinala também o vigésimo quinto aniversário da Adeima, a instituição municipal que garante o trabalho social junto das populações mais fragilizadas do concelho. “Romani 2.0” responde, deste modo, aos desafios da multidimensionalidade da intervenção social, constituindo-se simultaneamente como um modo de combater preconceitos e uma demonstração das principais manifestações artísticas dos romani, nomeadamente a música e a dança, assentando num elenco intenso e carregado de vida, de espírito livre e resiliente – como a história da etnia.