Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Surma e as viagens de “Antwerpen”….

Confesso que assistir a um concerto da Débora já não é novidade nenhuma para mim. Confesso ainda que escrever sobre a Débora é ainda mais complicado. A Débora está para além da artista… é a rapariga frágil que conheço desde que se aventurou com o projecto Surma.

_PHM8061 (Cópia).jpg

A Débora Umbelino é Surma como já se percebeu, e surgiu com este projeto em 2015. A Débora, permitem que a trate assim, sempre cativou a simpatia de todos principalmente por onde passa. Faz amigos, conversa com as pessoas, envolve-se com as vivências de cada um e ao fim de 2 anos e 1 álbum a Débora não mudou, neste sentido, porque como artista mudou, e muito, e para melhor…

_PHM8070 (Cópia).jpg

A Débora cresceu, em palco, na música, mas sobretudo no que quer transmitir nos seus concertos, sejam eles no Super Bock Super Bock, ou junto a uma agência bancária em plena Rua.
O grande salto da Débora acontece com o seu diário de viagens. “Antwerpen”, o álbum de estreia da miúda frágil mas envolvente, da miúda franzina mas cheia de garra, da miúda que faz tudo em palco, rodeada de teclados, caixas de ritmos, guitarras, e agora até de campanhinhas.
Débora concentra-se na música, na mensagem que transmite para quem assiste, quer seja pela primeira vez, quer pela 30ª vez…

Em palco, as canções de Surma falam por si, e substituem a Débora, que descalça, joga com os sons e palavras, por vezes em dialectos estranhos e longínquos, mas que complementam um diário de viagens obscuras por latitudes divergentes do nosso sentido diário.

_PHM8060 (Cópia).jpg

Ontem a Débora esteve no CineTeatro António Lamoso pela primeira vez… Para muitos e pelos comentários que ouvi, foi a primeira vez que a miúda de cabelo curto lhes encheu o coração, mas para mim foi mais uma, mas a primeira em que ouvi as novas canções de “Antwerpen” ao vivo…

No final a Débora perguntou-me se tinha gostado… a minha resposta esta nesta crónica

 

Texto e Fotografias: Paulo Homem de Melo

Mais fotografias na galeria do faceboo da Glam Magazine