Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Surma + Norberto Lobo na Festa dos Museus

Débora Umbelino é original de Leiria mas o que nos traz vem de locais bem mais exóticos. Surma, é o seu projeto one-woman- band, onde domina teclas, samplers, cordas, vozes e loop stations em sonoridades que fogem do jazz para o post-rock, da eletrónica para o noise e nos levam para paragens mais ou menos incertas, com paisagens desconhecidas e muito prazer na viagem.

17626465_1939018612998752_4647648156839411027_n.jp

photo: Paulo Homem de Melo

 

O primeiro single “Maasai”, produzido por Emanuel Botelho (Ex-Sensible Soccers) e misturado e masterizado por Paulo Mouta Pereira, com um video de Eduardo Brito,  filmado na cidade fantasma de Doel já a levou a correr o país de norte a sul, passando por festivais como o Super Bock Super Rock, Milhões de Festa e Lisb On. Fora de portas já levou este concerto a países como Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Suécia. Está prestes a finalizar a gravação do primeiro disco que sairá ainda em 2017.

 

Norberto Lobo, uma das figuras principais da música portuguesa do nosso tempo, tem novo álbum de originais. “Muxama”, de seu nome, estará disponível em CD, Vinil LP e digital, distribuído nacional e internacionalmente a partir de 26 de Setembro. Trata-se do seu sexto disco de estúdio em nome próprio e o seu segundo lançado no selo editorial suíço Three: Four Records, sucedendo a “Fornalha” de 2014.

 

Muxama” é o mais fresco capítulo realizado pela expressão artística do Norberto à guitarra, como sempre fruto do seu rico mundo interior, pujante curiosidade pela vida e pelas pessoas – músicos, seus pares, e público, outras pátrias e línguas e culturas – e uma particular inquietude estética perante a linguagem musical que vem oferecendo com a sua seis cordas. O estilo e o espírito que habitam os 9 temas de “Muxama”, composições afinadas entre o escrito e o acaso abraçado no momento da interpretação, sugerem as vias de acesso a uma harmonia e uma musicalidade próprias de outras paragens, espaços impossíveis de situar onde o sonho e o mito fazem ouvir, em cada breve narrativa, a sua estranha e obsessiva voz. Revelando-se o seu álbum ‘mais elétrico’ até à data, Norberto emprega agora pedais de efeitos e filtros em tempo real para com a sua técnica prodigiosa dar forma às suas ideias musicais, o que confere uma inspirada dimensão prismática à obra produzida, moldando noções de tempo, timbre e frases de maneira brilhante, simultaneamente clássica e póstera. Norberto continua a impulsionar a inovação no seu trabalho com uma subtileza tal que o parece revestir de uma espécie de liberdade fantástica, qualidade também presente nos Oba Loba, o sexteto de música criativa expandido a partir da parceria nuclear estabelecida com o baterista João Lobo, e que tem mantido uma preenchida agenda ao vivo pelo continente europeu nos últimos tempos.

 

Museu de Leiria

18 de Abril 2017 | 21.30h