Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Theatro Circo acolhe a estreia em Portugal do israelita Asaf Avidan

Asaf Avidan é coração de folk-rock e Americana. Estes dois géneros correm no sangue do artista israelita, que chegou a viver na Jamaica e em Nova Iorque em consequência da carreira diplomática dos seus pais. Para muitos, este é um artista one-hit wonder mas não se enganem. Antes de todo o entusiasmo pela inolvidável “Reckoning Song”, Asaf Avidan já havia arrecadado uma mão cheia conquistas na sua vida artística: foi banda de suporte para artistas como Bob Dylan, Robert Plant, Ben Harper ou Lou Reed e apresentou um concerto tributo aos The Who no Carnegie Hall; “The Reckoning” foi o disco mais vendido em Israel por um selo independente como também foi aclamado álbum do ano pela Time Out Tel Aviv; viu o seu segundo single deste álbum na banda sonora do filme The Tree em que figura Charlotte Gainsbourg. Estes são apenas alguns dos feitos do artista que levou a sua música a todo o mundo.

Credit_Ojoz

Após criar uma das bandas com maior sucesso em Israel – Asaf Avidan & The Mojos – o ano de 2012 revela-se crucial para a carreira do compositor: primeiro porque decidiu rumar a solo pelo mundo da música e segundo pois viu o seu tema “Reckoning Song” virar um dos hits mais fortes da história da música após esta ser remisturada por um fã alemão seu, de nome Wankelmut, alcançando uns admiráveis 195 milhões de visualizações no canal Youtube. Numa entrevista dada ao The Hollywood Reporter, Asaf revela que quando foi abordado pelo fã/produtor alemão e após escutar o tema, informou-o que não se revia musicalmente pedindo para que a mesma fosse retirada da plataforma, mas sem sucesso. Na mesma entrevista diz que “aprendeu a aceitar esta versão como parte da sua biografia pois as pessoas gostam e por isso deve ter o seu lugar no mundo”.

 

Os seus primeiros trabalhos a solo são descritos pela crítica como sendo “tão carnais como os de Johnny Adams, Marvin Gaye e Al Green” conseguindo reviews de jornais como o The Boston Globe e o The New York Times que o elevaram a um patamar como muito poucos.

The Study on Falling” é o sexto álbum da carreira de Asaf Avidan (se contarmos os três com os the Mojos) e foi produzido por Mark Howard – produtor de discos como os “Time Out Of Mind” de Bob Dylan e “Orphans” de Tom Waits. Os músicos que participaram na gravação deste disco são tudo menos desconhecidos: Jim Keltner, baterista de John Lennon e Elvis Presley e Larry Taylor, baixista dos icónicos Canned Heat, The Monkeys e Jerry Lee Lewis.

 

Pela primeira vez em Portugal, Asaf Avidan fará as delícias dos muitos fãs que tem arrecado ao longo destes anos em Portugal e que nunca tiveram a possibilidade de o ver e ouvir ao vivo. Um dos concertos do ano 2018 dia 20 de Abril no Theatro Circo em Braga