Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

(UNTITLED) (2000) de Tino Sehgal

(UNTITLED) (2000), última obra para palco do artista germano-britânico Tino Sehgal, apresenta uma história subjetiva da dança do séc. XX através de algumas das suas coreografias mais icónicas. Esta peça é aqui recriada pelos coreógrafos Boris Charmatz, Frank Willens e Andrew Hardwidge, em três versões interpretadas sequencialmente no Auditório de Serralves.  Quinze anos depois de sua estreia, os bailarinos Boris Charmatz, Frank Willens e Andrew Harwidge interpretam (Untitled) (2000), uma peça performativa criada e apresentada pelo artista germano-britânico Tino Sehgal. Concebida originalmente para ser executada em palco, o solo (Untitled) (2000) continua a ser hoje um "Museu da Dança” na nossa memória cultural.

arquivar.jpgAndrew Hardwidge, Frank Willens e Boris Charmatz confrontam-se individualmente com uma história da dança do séc. XX num "Museu” que não contém objectos mas movimentos e gestos icónicos que marcaram a dança moderna e contemporânea e que contêm um valor histórico e simbólico. As coreografias apresentadas não serão simples reconstruções estéticas da peça (Untitled) (2000) mas reinterpretações singulares e novas perspetivas deste arquivo performativo.

 

A noção de arquivo na sua relação com a dança contemporânea - matéria efémera e instável - levanta questões sobre as ideias de transmissão, reconstituição e memória. De que forma pode este olhar para o passado, mais do que cristalizá-lo, contribuir para uma sua atualização, para a transformação do presente? Como pode a transmissão, ao identificar no passado novas possibilidades, abalar o conceito de original?

Estas reflexões estão na origem do ciclo "Arquivar a Dança", incluído na programação do Museu de 2015, que teve início com A catalogue of steps, projeto performativo da coreógrafa norte-americana DD Dorvillier e prossegue com a apresentação da peça Sem Título, de Tino Sehgal, pelos coreógrafos Andrew Hardwidge, Frank Willens e Boris Charmatz.

 

Nota: Este trabalho apresenta nu integral. Maiores de 16 anos

 

Auditório de Serralves (Porto)

13 de Dezembro 2015 | 17.00h / 18.00h / 19.00h